quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Vestígios de vida no planeta Terra

Jorge Adelar Finatto


Curiosity. Imagem: Nasa tv


Curiosity, o simpático veículo-robô que parece carrinho de brinquedo, percorrerá durante dois anos o solo de Marte atrás de vestígios de vida naquele planeta. A geringonça da NASA chegou lá na última segunda-feira, 06 de agosto, às 02h32min (hora de Brasília), provocando euforia e alívio entre os responsáveis pelo projeto.

Os cientistas da agência espacial norte-americana têm motivo para alegrar-se. Afinal, Curiosity é o primeiro laboratório de ciência móvel instalado em outro planeta. Ele aterrissou ao sul de Marte, perto do sopé de uma montanha, no interior da cratera de Gale, depois de viajar cerca de 570 milhões de quilômetros desde a Terra até o Planeta Vermelho. A viagem iniciou em 26 de novembro de 2011.

Sou, contudo, mais ambicioso. Ficaria bem mais feliz se uma estrovenga como essa saísse pelo nosso planeta à procura de vestígios de vida aqui mesmo, nas nossas cidades, campos, florestas, rios, lagos, oceanos e ares da Terra

A coisa devia sair por aí salvando as vidas que encontrasse pelo caminho, começando pela vida humana, tão malbaratada, sem esquecer das plantas e animais, seres, como nós, em risco de extermínio.

A esta coisa poderíamos dar o nome Humanity, ou simplesmente Gente, em bom e claro português.

Com a missão de preservar e salvar vidas, todos os esforços seriam empregados em resgatar os famintos de comida e de afeto, os consumidos na humilhação e no abandono, os sobreviventes da criminalidade e das guerras, os que não capitularam diante da corrupção que esfola os pobres para dar aos ricos (prática tão em voga no Brasil).

As pessoas assim salvas teriam, pra começar, direito a uma noite de sono bom, numa cama limpa e segura, com a fome saciada e a certeza de um novo amanhecer neste Planeta Azul, tão escasso de alegria e esperança, com a promessa de ter, daí em diante, uma vida digna.