sexta-feira, 10 de agosto de 2012

40º Festival de Cinema de Gramado

O Cavaleiro da Bandana Escarlate


imagem:site oficial do festival: http://festivaldegramado.net/2012/


A partir das 17h desta sexta-feira, terá início a cerimônia de abertura do 40º Festival de Cinema de Gramado, na Rua Coberta (só para pedestres), ao lado da praça central da cidade. A programação oficial começa às 19h com a exibição do longa "360", de Fernando Meirelles, que conta nove histórias inter-relacionadas que retratam os relacionamentos no século 21. Meirelles estará presente. O Fazedor de Auroras, como sempre acontece, fará a cobertura (resumida) do evento, que se estende até 18 agosto. Esta edição terá como homenageados a atriz Beth Faria, com o Troféu Oscarito; o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor, com o Troféu Eduardo Abelin; o cineasta argentino Juan José Campanella receberá o Kikito de Cristal. Ele dirigiu, entre outros, O Segredo de seus olhos, premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 2010. Além disso, em 2002, seu filme El hijo de la novia conquistou três kikitos em Gramado. A atriz Eva Wilma receberá o troféu Cidade de Gramado.


Quem diz que a ficção exagera nas cores é porque ainda não reparou bem na realidade.

Nenhum filme, nenhum livro, nenhuma peça de teatro, nenhuma música, nada ousa mais em matéria de imaginação do que a realidade.

Querem um exemplo? Na chegada à cidade Gramado, vindo por Nova Petrópolis, um pouco antes do pórtico, existe um motel localizado bem ao lado de um pequeno e antigo cemitério. Ambos estão quase na beira da estrada, chamam a atenção de quem passa. Morte e vida, êxtase e frieza, silêncio e delírio, a poucos passos uns dos outros. A quantas metáforas isto se presta? Não parece coisa de filme?

Mais um vez, a convite do blog, estou aqui para escrever sobre o festival. Sinto que este ano promete mais do que os anteriores. Acho que a nova administração do evento tem qualificação para fazer um belo trabalho, sem demérito aos que os antecederam.

Henriette, amiga francesa que está passando um tempo no meu modesto solar da Praça Maurício Cardoso, em Porto Alegre, me fez prometer que não cometerei nenhuma loucurra durante minha estada no festival. Ela está traduzindo um livro de autor gaúcho para o francês e preferiu ficar por lá trabalhando.

Por loucura entenda-se fumar meu charuto e beber meu vinho, em sossego, a despeito da proibição do meu esculápio. O farei escondido, certamente, porque o que os olhos do médico não veem o corpo do paciente não sente.

Estou aqui no quarto de hotel desde quarta-feira, a janela virada para o Vale do Quilombo. Faz pouco vi duas araras azuis voando entre os pinheiros. Dizem que ainda vai esfriar muito. Na dúvida, trouxe a velha manta, o boné e o capote.

Trago comigo o alaúde para tocar nas longas madrugadas serranas. Trouxe também, no bornal, para reler, A longa viagem de prazer, do uruguaio Juan José Morosoli; a edição 11 da revista Serrote,Niels Lyhne, do dinamarquês Jens Peter Jacobsen, livro muito amado por Rainer Maria Rilke.

(Há pouco ouvi passos no corredor do hotel. Esses passos tinham uma voz, essa voz tinha um certo timbre. Podia ser ela, pensei, a eterna diva Beth Faria, uma das homenageadas deste ano. O coração galopou em meu peito. Não sei o que será de mim se encontrá-la por aí. Talvez seja melhor evitar.)
  
Sou alguém que vai à sala de cinema pela necessidade de conhecer um olhar diferente sobre a vida, algo além da vidinha sufocante de todos os dias. Por isso estou aqui, para encontrar essa espécie de felicidade e tentar expressá-la ao raro leitor.

Nos cafés, ruas, lobbys de hotéis só se fala na tela grande.

A cidade está no clima e o Palácio dos Festivais aguarda o primeiro jorro de luz no escuro.

photo: j.finatto


________________

O Cavaleiro da Bandana Escarlate escreve sobre o Festival de Cinema de Gramado todos os anos, no mês de agosto, no blog.