sábado, 27 de setembro de 2014

Pavão vestido de neve

Jorge Adelar Finatto
 
photo: Lucas Finatto
 
O meu filho Lucas, 16 anos, chegou com a insólita notícia: tinha fotografado um pavão todo branco, as penas pareciam tecidas de neve. Eu nunca na vida tive informação de um pavão ou pavoa com as vestes brancas como o gelo. Olhei incrédulo a fotografia: aquela ave era uma pintura. Devia habitar alguma nuvem.

Em que planeta estive todo esse tempo que nunca vi nem sonhei com um pavão branco?
 
Lucas mostrou-me a foto como sendo uma coisa normal, o que me deixou ainda mais admirado. Onde, em que galáxia vivi até hoje, que nem em imaginação cogitei um pavão alvo desse jeito?

Não me resignei só com a imagem. Quis ver de perto aquele ente de outro mundo. Me dirigi até o Hotel-Fazenda Pampas, na cidade de Canela, Rio Grande do Sul, onde vive o ser caiado. Na recepção do estabelecimento disse meio sem jeito que vinha para ver o pavão branco e que gostaria de fotografá-lo, se possível. Alguns hóspedes à volta me olharam como se fosse eu o estranho no ninho.

O pessoal do hotel foi atencioso. Explicaram que não era um pavão, mas uma pavoa, e que ela andava por toda a área do hotel-fazenda, que não é pequena. Teria de caminhar para tentar encontrá-la. Disseram, ainda, que ela costuma dormir num galho alto, na copa de um pinheiro. A Coruja a tiracolo (esse é o nome da máquina photográfica), lá fui eu na desafiadora missão.

(Hoje, 29 de setembro, recebo esclarecedor e-mail do Hotel, dando conta de que é, na verdade, um pavão, e não pavoa, como informado inicialmente. Eis o informe:

Ficamos felizes pela sua visita, mesmo que repentina, mas acreditamos que satisfatória.
Aproveitamos para agradecer as palavras dispensadas em seu blog, em relação ao nosso hotel, e informar que este tipo de pavão é realmente raro. Trata-se de um exemplar do Pavão Albino macho. Acontece que somente agora, por ser bem novinho, ele apresentou as penas na cauda, pois até então parecia realmente uma fêmea.
O que difere as fêmeas dos machos é a sua longa cauda (deles), que quando em descanso pode atingir 1,5 metro e quando armada - excitação à fêmea - apresenta esta maravilha que o Lucas registrou.

Agradeço ao Sandro Goulart Severo o oportuno esclarecimento. Agora segue o texto do post, já retificado.)

Até que encontrei. Caminhava sob o sol com a solene plumagem. Foi bom tê-lo encontrado naquele dia, porque não voltaria a Passo dos Ausentes sem antes vê-lo. Como um primitivo diante do primeiro amanhecer, fiquei a contemplá-lo. Para mim, era uma espécie de milagre. Comecei a tirar fotos à distância, de modo a não incomodá-lo.

photo: j.finatto

Não tive, como o Lucas, a ventura de ver o soberbo leque da cauda aberto. Seria a epifania perfeita para aquela tarde de setembro na semana passada. Mas me conformei. Afinal, nem tudo podemos tocar com os próprios olhos. O Olhar do Lucas me bastou para testemunhar a beleza através da foto que fez com o celular (telemóvel).

Existem mais coisas entre o céu e o meu chapéu do que supõem a minha vã filosofia e o meu ralo conhecimento das coisas da natureza e da vida.

É preciso ter a humildade e a paciência do calado observador para merecer a revelação da beleza. 
 
Agradeço ao Lucas por mais essa descoberta. De agora em diante, toda vez que disserem que existe vida em outros mundos ou que há anjos batendo papo no meu jardim sentados sob o guarda-sol, eu me lembrarei do pavão branco e não vou duvidar. Depois dele tudo é possível.

Felizmente, Deus não cobra direito autoral de quem quer fotografar suas obras-primas.

photo: j.finatto