sábado, 17 de dezembro de 2016

Impromptus

Jorge Finatto
 
photo: jfinatto
 
A RAZÃO DE SER da palavra escrita é trazer luz onde habita a escuridão.  
 
Existem assuntos que só podem ser considerados em profundidade na intimidade da escrita, nesse diálogo silencioso do leitor com a página. Como existem aqueles temas que só encontram compreensão possível no silêncio de um abraço.

A ideia de trabalhar na construção do texto, cujos tijolos são palavras, traz em si uma tentativa de aproximação. O texto carrega a marca da imperfeição, expressando nossa realidade de seres humanos. O que seria o texto ou a obra de arte perfeitos? Jamais alguém saberá, pois o perfeito é uma categoria a que ninguém nunca teve acesso.

Leonardo da Vinci desistiu da pintura porque encontrava imperfeições em seus quadros e não se conformava com isso. O que era imperfeito para Leonardo era genial para os mortais. Mas a obsessão pelo belo absoluto (seja lá o que for isso) não o deixou seguir adiante, privando-nos de sua grande arte. Trilhou outros caminhos nos quais seu gênio universal mostrou-se.
 
Escrever é um artesanato cotidiano, uma criação na casa simples e misteriosa dos dias. Nunca está completo nem é perfeito, é experimental, está sempre em progresso. E é belo por isso. Como nós, carece.
 
A composição é um mosaico das tantas coisas de que somos feitos e do que sonhamos. Vivemos e escrevemos de improviso. Vida e obra, nada é definitivo.

Só a morte é o círculo perfeito. Mas este remate não interessa a ninguém.
 
Obra inconclusa, vida provisória, longe da perfeição, mulheres e homens que vieram do humano barro forjado no abraço, predestinados ao sublime e à finitude.

Vida sem manual de instruções, sem ensaio prévio, sem roteiro a seguir.

Vamos na inspiração, no suor, na raça, do jeito que dá.

Impromptus: improvisos na arte como na vida.