Jorge Adelar Finatto
Tom (esquerda) e Vinicius. photo: Franceschi (do disco Sinfonia da Alvorada) fonte: Wikipédia |
Poucos encontros deram tanto para a música e a poesia brasileira como aquele entre Vinicius de Moraes (1913-1980) e Antonio Carlos Jobim (1927-1994). Ainda adolescente travei conhecimento com as canções que ambos fizeram a partir da década de 1950. Foi um acontecimento.
A poesia de Vinicius e a música de Tom marcaram de forma indelével a minha maneira de perceber a experiência humanizadora da arte.
Dificilmente se encontrará alguém neste mundo de Deus que não tenha ouvido, ao menos uma vez, ainda que de passagem, uma música composta pela dupla, a começar pela famosa Garota de Ipanema.
A obra escrita do poetinha é um caso sério na literatura. Vinicius escreveu com refinamento e voz própria. Combinou lirismo e rigor. Não fazia poesia poética, não forçava o poema. Tinha a criatividade dos grandes poetas. Nas letras musicais que fez não é menor o valor de seu trabalho.
Embora sejam diferentes formas de escrever (o verso escrito para ler tem uma construção diversa daquele feito para ouvir), ele se saiu bem em ambas. Na música os versos devem se acomodar a uma melodia, enquanto que a palavra, na solidão da página, deve valer por si, sem acompanhamento. Não existem facilidades em nenhuma das formas.
Escrever é sempre o conviver com a terrível liberdade da composição, nas dimensões estética e humana. Vinicius conseguiu a proeza de ser reconhecido em vida como poeta de livro e de canção.
Conviveu, como bardo e menestrel, com grandes escritores e artistas de seu tempo. Foi uma das mais importantes personalidades artísticas brasileiras do século XX.
Conviveu, como bardo e menestrel, com grandes escritores e artistas de seu tempo. Foi uma das mais importantes personalidades artísticas brasileiras do século XX.
A obra jobiniana é feita de preciosidades. Tom é, como se sabe, um dos nossos mais altos compositores. O encontro dele com Vinicius foi decisivo para o surgimento de diversos diamantes da nossa história musical.
Entre as músicas que fizeram, temos a encantadora Janelas abertas, de 1958. A melodia de Jobim e o poema de Vinicius formam uma unidade de beleza e harmonia. Na voz da divina Elizeth Cardoso, acompanhada ao violão pelo não menos divino Rafael Rabello, esta canção é um bálsamo para a alma, como diziam os antigos. Vale a pena - e como - ouvi-la nesta bonita gravação da Tv Brasil na internet.*
Sim
Eu poderia fugir
Meu amor
Eu poderia partir
Sem dizer pra onde vou
Nem se devo voltar
Sim
Eu poderia morrer de dor
Eu poderia morrer e me serenizar
Ah
Eu poderia ficar
Sempre assim
Como uma casa sombria
Uma casa vazia
Sem luz nem calor
Mas
Quero as janelas abrir
Para que o sol possa vir
Iluminar nosso amor
Entre as músicas que fizeram, temos a encantadora Janelas abertas, de 1958. A melodia de Jobim e o poema de Vinicius formam uma unidade de beleza e harmonia. Na voz da divina Elizeth Cardoso, acompanhada ao violão pelo não menos divino Rafael Rabello, esta canção é um bálsamo para a alma, como diziam os antigos. Vale a pena - e como - ouvi-la nesta bonita gravação da Tv Brasil na internet.*
Janelas abertas**
(Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes)Sim
Eu poderia fugir
Meu amor
Eu poderia partir
Sem dizer pra onde vou
Nem se devo voltar
Sim
Eu poderia morrer de dor
Eu poderia morrer e me serenizar
Ah
Eu poderia ficar
Sempre assim
Como uma casa sombria
Uma casa vazia
Sem luz nem calor
Mas
Quero as janelas abrir
Para que o sol possa vir
Iluminar nosso amor
______________
*Janelas abertas cantada pela divina Elizeth Cardoso, acompanhada ao violão pelo também divino Rafael Rabello. Vídeo da TV Brasil:
http://www.youtube.com/watch?v=uvInJq88TqY
**Instituto Antonio Carlos Jobim:
http://portal.jobim.org/
Maestro Antonio Brasileiro:
http://ofazedordeauroras.blogspot.com.br/2013/04/maestro-antonio-brasileiro-entre-o.html
**Instituto Antonio Carlos Jobim:
http://portal.jobim.org/
Maestro Antonio Brasileiro:
http://ofazedordeauroras.blogspot.com.br/2013/04/maestro-antonio-brasileiro-entre-o.html