sexta-feira, 14 de abril de 2023

La que nunca tuvo novio

                                               Jorge Finatto

                  

                   a Nena com amor



A nostálgica e suave melodia deste tango de 1930 (de Augustín Bardi e Enrique Cadícamo) me levou a encontrar a mulher que nunca teve namorado, que triste!

E a vi horas sem fim na janela do bairro pobre, olhando a rua vazia, onde algum moço passava de vez em quando, e ela então sonhava. Mas o moço apenas passava diante de sua janela, todos os moços passavam e se iam para outras ruas, outras moças.

Ela morava com a mãe, cuidava da casa e dos sobrinhos. Na calle com casas coloridas e flores humildes nas janelas, num bairro distante.

Uma ruazinha perdida no continente, um lugar escondido de Deus, um ermo esquecido ao sul do planeta. Igual a tantos no mundo. Lá ela morava.

Aos sábados, la que nunca tuvo novio se enfeitava com um vestido florido que ela mesma fizera e se ia pelas ruas do barrio com a sombrinha amarela doendo sob o sol. 

Olhava as poucas vitrines, conversava na praça com as vizinhas, tomava refresco do vendedor ambulante. Comia algodão doce sentada no banco. Esperava...

Depois voltava sozinha pra casa por ruas estreitas. Assim passaram-se os anos. As amigas de infância se casaram, depois as filhas delas. A vida passou. Ninguém nunca entrou na sua vida. E as vizinhas diziam: la que nunca tuvo novio. Pobrecita!

Essas coisas eu vi e senti enquanto ouvia o tango no bandoneón de Rodolfo Mederos. Caminhei pela calle triste da pobre moça que nunca teve namorado. E chorei por ela.

----------

photo: Colonia del Sacramento, Uruguay, j.finatto. 

Texto revisto, publicado antes em 25 maio 2015.