quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Livro de Jean Richepin em pintura de Van Gogh

Jorge Finatto
 
Jean Richepin fotografado por Nadar.
Wikipédia

VAN GOGH admirava o escritor francês Jean Richepin (1849 - 1926). Tanto que desenhou a capa de seu livro Brava Gente, publicado em 1886, na pintura Três novelas (1887). O fato ilustra o quanto o pintor holandês cultivava livros e escritores. A leitura era, ao lado da pintura e da escrita de cartas, atividade à qual se dedicava diariamente.

Ao ver a pintura (post anterior a este), interessei-me pelo que estava escrito no desenho (livro no alto da pequena pilha). Descobri que se tratava de referência àquela obra do escritor Jean Richepin, de quem eu nunca tinha ouvido falar.

Three novels, Van Gogh, 1887, Van Gogh Museum
 
Engana-se muito quem pensa que Van Gogh era apenas um doido que pintava com cores extravagantes. Longe disso. Tinha uma mente brilhante e um extraordinário poder de criação. Foi um gênio autodidata que teve alguns orientadores, Paul Gauguin entre eles. Apesar da pobreza, freqüentava museus, livrarias e conhecia a obra dos grandes artistas de seu tempo.

Um raro observador e um homem culto.
 
A opção pela pintura não veio sem dor, após fracassar na tentativa de tornar-se pastor como o pai. Distanciou-se da família, que dele esperava uma "vida normal" com uma profissão que lhe garantisse segurança.
 
Nas cartas de Van Gogh há referências a Richepin, assim como a outros artistas e escritores.* Ao ler as missivas percebemos um pensador profundo, interessado em aspectos que dizem respeito não só à arte como à existência humana.

Um gênio que se construiu em meio à doença que o perseguiu até a morte, em períodos de sofrimento e ausência. Uma pessoa para quem a pintura significou iluminação em meio à espessa treva.

Livre - Jean Richepin - 01/01/1913 - Broché
Copyright 1913 - Illustrations de René Lelong
Collection Idéal bibliothèque **

_________ 
*Vincent Van Gogh, The letters
http://vangoghletters.org/vg/search/advanced?originaltext=original&translation=translation&annotations=notes&essays=essays&other=other&from=1&to=1&date_from=1872-09-29&date_until=1890-07-31&order=date&person_code=727

**Braves Gens
http://www.priceminister.com/offer/buy/1755416280/braves-gens-de-jean-richepin.html