Jorge Adelar Finatto
Nasceu Jesus. pintura do holandês Geertgen Tot Sint Jans (1460-1490). apresenta Jesus resplandecente e um anjo brilha ao fundo fonte: casa.abril.com.br * |
Tem muita gente que pensa que Natal é coisa de presentes. A felicidade deste dia estaria em dar e receber algo material. Quanto mais caro o objeto, maior a alegria. Felizmente o Natal é infinitamente mais do que isso.
O espírito humano não se contenta com coisas materiais apenas. Essas, aliás, são o que menos importa. Para uma pessoa que não despreza sua espiritualidade, cada dia é uma procura incessante de sentidos para a vida.
A felicidade do Natal está em trazer à memória, de forma muito viva, a figura histórica de Cristo. O que ele trouxe de revolucionário, simples e verdadeiro.
Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. (João 13:34)
O Natal traz a lição do amor ao outro.
Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo. (Lucas 10:27)
A lição da compreensão, da redenção pelo perdão. Perdoar, ser perdoado. Não humilhar, não destruir, não matar. E ter presente a existência de Deus.
A enorme tristeza do Natal, na vida de muitos, não advém só da falta de presentes, mas da ausência de pessoas e de afeto nesse dia e em todos os outros dias do ano.
O amor humano, de que tanto o planeta está carente, é o que mais falta nos faz.
O amor humano, de que tanto o planeta está carente, é o que mais falta nos faz.
Cristo nos aponta o caminho do afeto para construir um mundo, não o da culpa e da raiva. Não encontrei até hoje, em nenhum sábio, poeta ou filósofo, síntese moral e ética mais reveladora e profunda do que esta.
Que tenhamos amor suficiente neste Natal. Afeto para encher o coração vazio e triste. Para acolher e sermos acolhidos.
A respeito de quem é realmente o nosso próximo, vale a pena ler a breve e transcendente passagem de Lucas 10:29-37.
_________
*site casa.abril.com.br: Natal: o nascimento de Jesus segundo grandes pintores
http://casa.abril.com.br/materia/natal-nascimento-de-jesus-pinturas#6
Jorge, apesar de tudo, é sempre Feliz o Natal. Lembrei de um filme, infantil, q mostra os anjos declarando o nascimento de Jesus aos pastores nos campos. Este, não foi o primeiro Natal q passei sozinha. Mas foi o primeiro pleno de rizo e paz, mesmo sem a presença de outros seres humanos. Na tarde do dia 24 fui, à uma casa geriátrica, buscar o abraço, de Natal, de uma amiga internada. Depois, cedo da noite, brindei com os amados através da tela da internet. Mas acredito que estiveram comigo os anjos enquanto, à meia noite, erguia a taça à Jesus agradecendo e ouvindo os fogos ao longe. Meu presente de Natal, este ano, foi saber que os anjos sempre vêm anunciar as boas novas; é só querer ouvir!
ResponderExcluirÉ importante o teu depoimento, que revela harmonia interior e partilha ao mesmo tempo, apesar da solidão. Desejo que tenhas um venturoso 2015, Marina!
ExcluirObrigada! E desejo que tenhas um 2015 cheio de fé e esperança, porque a fé é a certeza daquilo que se espera, ainda que não se veja, segundo a Carta escrita aos Hebreus no Novo Testamento. Acaba de me ocorrer que, com o coração cheio de gratidão sempre teremos mais chance!
ExcluirÉ verdade, a gente tem de agradecer sempre!
Excluir