Jorge Adelar Finatto
Clicar sobre a imagem |
ONTEM, sexta-feira, a página de facebook do Museu Van Gogh, de Amsterdam, publicou o meu poema Composição, que tem Van Gogh como personagem. O texto é uma homenagem e uma afirmação de amor à pintura.
O museu não só publicou o poema como o ilustrou com uma linda pintura do mestre holandês que eu não conhecia!* Composição faz parte do livro O Fazedor de Auroras, publicado pelo Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul em 1990.
Foi, como podem imaginar, uma gratíssima surpresa e uma cálida emoção para este bardo discreto que habita tão longe da Holanda, nos Campos de Cima do Esquecimento. Quem ama Van Gogh deve visitar um dia o belo Van Gogh Museum, que reúne o acervo mais completo e impressionante do genial artista.
Espero retornar em breve para uma visita de pelo menos dois dias e para agradecer pessoalmente. O atendimento é excelente e tudo é muito bom, inclusive o café e a loja de souvenirs.
Por força da publicação do poema na página do museu, em poucas horas o texto passou a ocupar o primeiro lugar entre os mais lidos aqui no blog. Quem quiser conferir, este é o link:
*Trata-se da obra Jardin de Saint-Paul-de-Mausole, de 1889, que retrata o jardim do hospital onde esteve entre maio de 1889 e maio de 1890, em períodos intermitentes, e no qual possuía um ateliê. A imagem reflete a visão desde a janela deste.
É sempre assim: Quando se espera algo ardentemente pelo que se fez, não vem nada!
ResponderExcluirJá o inesperado sempre nos causa gratíssimas surpresas.
Seria o caso de parafrasear o Mestre da Compaixão: BEM AVENTURADOS os que nada esperam porque não serão decepcionados.
Parabéns, Jorge, a tua alegria e a nossa alegria
Grande abraço
Meu Caro Atapoã. Van Gogh é um grande exemplo do quanto um artista pode ser incompreendido e desprezado no seu tempo. Passou miseravelmente pelo mundo. Não foi amado, a não ser pelo irmão Theo. Não teve nada de seu, a não ser a arte. Deu à humanidade uma obra única. Mas a que preço! Deus falou através dele. Um grande abraço.
ExcluirApesar de tudo isso ainda teve paciência para dizer: "Sofrer sem se queixar é a única lição que se deve aprender nesta vida."
ExcluirCaro Amigo. E é inacreditável que ele tenha produzido mais de 800 obras num período de cerca de 10 anos, e tenha vivido apenas até os 37.
ExcluirOrgulho. Mais que merecida a publicação.
ResponderExcluirArrasando, como sempre, Jorge.
Beijo,
Bruna
Um poema ilustrado por Van Gogh é um encontro maravilhoso. Obrigado, Bruna.
Excluir