domingo, 27 de junho de 2021

Guaíba, mar de lembranças

Jorge Finatto

Rio Guaíba. photo: jfinatto


As lembranças mais antigas que carrego de Porto Alegre estão ligadas ao Rio Guaíba. Rio que especialistas em assuntos hídricos denominam lago. 

Eu jamais cederei ao conceito científico de chamar de lago o meu amigo Guaíba. Nos conhecemos de muitas décadas pelos nomes com que fomos apresentados, na infância ainda, não tem por que mudar isso. 

Quando ando perto dele, sinto no rosto a brisa ou o vento que vem de seu eterno movimento, e do mar. O aroma adocicado de suas águas impregna os barcos de madeira dos pescadores. 

Os habitantes das ilhas adivinham o mau tempo pelo encrespado nervoso das ondas. Às vezes um grande navio adentra ou sai lentamente pelo canal. Chegadas e partidas do povo das águas. 

O cais ensina que todos estamos de passagem. 

Tinha seis anos quando viemos - os avós e eu - visitar a família em Porto Alegre. Ficamos no pequeno apartamento da Rua Washington Luiz de frente para o Guaíba.

O que era para ser uma simples viagem de passeio transformou a minha vida. A avó morreu, de repente, no sofá da sala, assistindo à televisão comigo ao lado. Nunca mais voltei para a casa serrana.

Foi ali que, com os olhos cheios de lágrimas, esperando o bonde passar, atravessei a rua e visualizei de perto, pela primeira vez, o rio, longo, largo, cheio de vida. 

Os pequenos barcos, as grandes embarcações. As gaivotas, os biguás, os peixes. A solidão.

O Guaíba foi meu primeiro amigo em Porto Alegre.

2 comentários:

  1. Você tem toda razão.
    Essa história de mudar os nomes das coisas por causa dos avanços cieitíficos não está certo.
    No meu joelho continuo tendo rótula, nada de patela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é? No interior onde eu vivi quando fui criança muitas palavras eram ditas de modo diferente dos dicionários. Bênção era "benção". Cinamomo era "cinamão". Bergamota era "vergamota", e assim por diante. Se eu dissesse "bênção, avó", ir soar mal, a boa senhora poderia me dar um piparote (essa é do tempo de Machado de Assis). Muitas coisas aprendi, mas algumas prefiro deixar como eram. Rio Guaíba é uma delas. Abraço!

      Excluir