Lorenzo Finatto
Oskar Coester e o aeromóvel. fonte: Wikipédia |
Sou do início da década de
1980 e, desde criança, ouço maravilhas sobre um tipo de transporte público não
poluente, barato, silencioso, movido por engenhoso mecanismo – em uma explicação
leiga, misto de trem e avião que se utiliza de motores elétricos, os quais acionam um
sistema de ar que se movimenta por dutos localizados sob o veículo, colocando-o
em movimento. Em linguagem mais técnica: o veículo se movimenta por meio de um
“singular sistema de propulsão pneumática”.
Trata-se do aeromóvel,
inventado por Oskar Hans Wolfgang Coester, empresário e inventor brasileiro, nascido em
Pelotas, no Rio Grande do Sul. Coester foi
responsável pelo setor de manutenção de aeronaves da Varig, sob o comando de Rubem Berta, e é o
fundador da Aeromóvel Brasil S.A., empresa que
desenvolveu e implantou a tecnologia de transporte
pneumático por ele inventada.
Entre o final da década de 1970 e o início da de 1980 foi obtida a
primeira patente da nova concepção, internacionalmente conhecida por Sistema
Aeromóvel.
Lá
se vão quase 40 anos, e é triste constatar que muitas boas ideias,
revolucionárias como essa, infelizmente, são colocadas em prática só muitos anos depois de
concebidas, em prejuízo de gerações. E não há dúvida de que o futuro do
transporte urbano moderno passa, necessariamente, pela implementação de
múltiplas linhas do aeromóvel, veículo não poluente, absolutamente silencioso, veloz, de baixo custo para o passageiro e que muito bem
se harmoniza com a paisagem da cidade, valorizando-a.
Isso a um custo pequeno, se comparado com o valor necessário
para a construção, por exemplo, de um sistema de transporte de metrô
subterrâneo (ou mesmo de superfície), com desapropriações inevitáveis e o
trabalho árduo e delicado de perfuração do solo em áreas densamente povoadas. Lembro de caminhar com meu pai, com uns 7 anos de idade, admirando a estrutura sobre a qual, em 1983, em Porto Alegre, quase à beira do Guaíba, operou uma linha-piloto de testes onde foram certificados os componentes da tecnologia criada por Coester.
Detalhe importante: o aeromóvel movimenta-se pelo ar, sobre trilhos colocados em uma via sustentada por pilares que ocupam muito pouco espaço, em nada interferindo no trânsito terrestre de pessoas e veículos.
De fato, nas proximidades do Parque Harmonia e da Usina do Gasômetro, em 10 de abril de 1983, realizou-se a primeira viagem da linha experimental em Porto Alegre, na Avenida Loureiro da Silva, com duas estações espaçadas entre si em 750 metros, num percurso total de 1,1 quilômetro. Contudo, o projeto não foi adiante.
Detalhe importante: o aeromóvel movimenta-se pelo ar, sobre trilhos colocados em uma via sustentada por pilares que ocupam muito pouco espaço, em nada interferindo no trânsito terrestre de pessoas e veículos.
Aeromóvel em Jacarta, Indonésia. fonte: Wikipédia |
De fato, nas proximidades do Parque Harmonia e da Usina do Gasômetro, em 10 de abril de 1983, realizou-se a primeira viagem da linha experimental em Porto Alegre, na Avenida Loureiro da Silva, com duas estações espaçadas entre si em 750 metros, num percurso total de 1,1 quilômetro. Contudo, o projeto não foi adiante.
Destaco
a paciência desse notável inventor gaúcho. Um homem admirável não apenas pela
qualidade do invento, mas também pela persistência com que, ano após ano,
entra governo sai governo, ele aguarda e resiste à lamentável inércia diante de um projeto que tornaria nossa cidade rigorosamente sustentável e bem servida no item transporte. O que ele deve pensar quando
vê bilhões de reais despejados na construção de inúteis estádios de futebol,
num país em que tanto falta, inclusive em termos de transporte público de
qualidade?...
Mas a invenção se impôs por si
mesma, como acontece, acredito, com tudo aquilo que tem genuíno valor.
Apesar
de o projeto não ter ido adiante no Brasil, foi implantado com sucesso,
em 1989, na cidade de Jacarta, capital da Indonésia.
Constitui-se de uma linha circular construída no interior de um parque
ecológico, que abriga centros de convenções, teatros, hotéis etc.
Agora
foi construída uma linha do aeromóvel ligando a estação de metrô (Porto Alegre só tem de superfície) do aeroporto até o Aeroporto Internacional Salgado Filho. Com 1000 metros
de extensão, é a primeira linha utilizada
comercialmente no Brasil e será administrada pela empresa Trensurb. A linha recebeu no dia 13 de abril de 2013 o primeiro vagão
para passageiros, com capacidade de 150 usuários. É prevista para junho a chegada
do segundo vagão com capacidade para 300 passageiros. Devagar, o sonho vira realidade.
Está
em estudo uma outra linha de aeromóvel que ligará a Estação Mercado Público do
metrô, no centro de Porto Alegre, até a zona sul da cidade, interligando o centro
histórico a pontos importantes, como o Estádio Beira-Rio, o Museu Fundação
Iberê Camargo, o Barra Shopping Sul, clubes náuticos e vários outros.
Fico
imaginando a vista desse silencioso passeio, às margens do Rio Guaíba. O sol no
rosto; algum pensamento bom pelo caminho. A paisagem preenchendo com a beleza
os olhos e o coração.
E
aí, quem quer embarcar? Todos a bordo: “Tripulação e passageiros, preparar para
a decolagem no trem voador!"
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Fontes de pesquisa: site da Prefeitura de Porto Alegre:
http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/eptc/usu_doc/revista_mobilidade.pdf
e Wikipédia
Lorenzo Finatto é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais no Rio Grande do Sul.
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Fontes de pesquisa: site da Prefeitura de Porto Alegre:
http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/eptc/usu_doc/revista_mobilidade.pdf
e Wikipédia
Lorenzo Finatto é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais no Rio Grande do Sul.
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